quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Wesley Anjos

Nosso Café recebe hoje o escritor Wesley Anjos, autor do livro 'O Assassino Oculto'. 
Seja bem vindo Wesley!


Wesley Anjos de Souza é paulista, nascido em Itaquaquecetuba. Viveu a maior parte de sua vida no município de Itapevi, na Grande São Paulo, e atualmente cursa o Ensino Médio no município de Barueri.Vencedor do IX Prêmio Barueri de Literatura, entre os três melhores da modalidade Conto, o jovem autor é apaixonado por tramas de mistérios, que são suas especialidades. Obras como O assassino oculto, Lágrimas de uma menina sonhadora e A santa Maria são os grandes destaques de sua carreira, que mal começou e já tem muito o que falar.


J.M.: Para começar nos conte um pouco sobre o seu livro “O Assassino Oculto”.

W.A.: A peculiaridade do livro é que a história surgiu quando eu tinha meus dez anos. Eu tinha um boneco do Batman e projetava tramas de suspense nas minhas brincadeiras. Daí, quando cheguei aos meus quinze adaptei a história para uma mocinha. A trama em si, gira em torno de assassinatos e segredos, dos quais a protagonista Yasmim se vê totalmente conectada. Perder os pais ainda cedo contribuiu para a fragilidade dela, e essa ferida renasce com a descoberta de que eles podem ter sido assassinados. A Yasmim tem muita personalidade, contudo, às vezes é ingênua e impulsiva, o que a leva para armadilhas. Os erros que ela comete, somados a momentos de tristeza, caracterizam-na como uma pessoa comum, afinal não tem preparo para situações de risco. Meu objetivo é que no próximo livro da saga, ela seja outra pessoa, afinal leva muito tempo para uma pessoa mudar.

J.M.: Você considera a escrita um dom, ou qualquer pessoa pode publicar um livro? Qual sua opinião? O que precisa para se considerar um escritor?

W.A.: Sim para as duas respostas. A escrita é um dom e acredito que todos nós o possuímos. Uns o trabalham mais, outros menos. Porém, quando se há empenho e dedicação, qualquer um pode publicar um livro. A minha opinião é que este dom parece escasso, principalmente no nosso país, devido ao fato de ainda haver certa desvalorização da leitura e maior preferência por conteúdos da TV e cinema. Não que sejam conteúdos ruins, mas não substituem o prazer de uma boa leitura. Para se considerar um escritor, tem que ter prazer por ler e, sobretudo, escrever obras que reflitam seu estilo. Seja poesias, contos, ou até mesmo romances, o que importa é desenvolver literatura.

J.M.: O que é preciso fazer para manter o leitor preso a uma trama de suspense e mistério? Você mantém o mistério até o fim ou revela o mistério mantendo o suspense?

W.A.: Essa resposta certamente é difícil... O maior desafio é gerar suspense de modo que a trama continue movimentada e não estagnada por um único fato.  Minha técnica é revelar as respostas aos poucos, distribuindo a ação até o clímax, em que há uma grande explosão com uma revelação maior. O mistério maior é mantido até o fim, em que há uma sequência de fatos que gerarão a continuação em outro livro.

J.M.:  Seus personagens são inspirados em pessoas que você conhece?

W.A.: Parte deles sim. Algumas características e falas foram inspiradas em momentos que eu vivi. As muitas traições e falsidades, posso dizer que captei de muitas situações difíceis. 

J.M.: Qual a maior dificuldade de ser escritor no Brasil?

W.A.:  A maior dificuldade em ser escritor no Brasil é justamente a desvalorização à leitura. A população brasileira, no seu todo, tem uma séria defasagem no que diz respeito à leitura. A prova disso é que autores consagrados como Machado de Assis, Jorge Amado e até o contemporâneo Paulo Coelho são muito mais valorizados e conhecidos lá fora do que no seu próprio país de origem. Como a valorização é baixa, as oportunidades também são baixíssimas. As melhores editoras demoram muito para avaliarem obras de iniciantes. Algumas são caríssimas, o que gera o temor de um investimento sem retorno. E o retorno que eu digo não é financeiro, mas cultural. Nada paga o prazer de saber que sua obra está sendo apreciada.



J.M.: Parabéns Wesley pelo livro! Muito obrigada por sua entrevista ao “Um Café e Um Livro”. Foi um prazer poder conhecer um pouco mais da sua pessoa e obra. Quero encerrar este Café com uma frase do Autor: "nada paga o prazer de saber que sua obra está sendo apreciada".

Muito obrigada a todos que visitam e leem o Blog Divulga Autor.



O Autor diz: A mensagem que eu deixo aos meus leitores é que continuem neste processo de nutrição cultural e literária. Com um livro viajamos para diversos mundos, aspiramos inúmeras cargas de sentimentos e interagimos com nossas próprias imaginações. Agradeço a todos que leram e que lerão ‘O assassino oculto’. Para mim como estreante, é uma honra poder me expressar deste modo. Só tenho a agradecer-vos juntamente com a equipe do Divulga Autor.



Link de venda do livro:
https://agbook.com.br/book/150693--O_assassino_oculto

https://clubedeautores.com.br/book/150693--O_assassino_oculto#.UmsbQfmc-zl

O Autor foi um dos Autores escolhidos para o livro Poesia todo dia, além  ser um dos  vencedores do Prêmio Barueri de Literatura do ano passado, pelo conto Lágrimas de uma menina sonhadora.

https://clubedeautores.com.br/book/152602--Poesia_Todo_DIa#.Umsbk_mc-zk

https://agbook.com.br/book/152602--Poesia_Todo_DIa



Por: J.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitores, espero que tenham gostado do que leram!
Sejam sempre bem vindos!
Fiquem à vontade!

Divulgue seus Livros e Textos!

Nome

E-mail *

Mensagem *