sábado, 9 de novembro de 2013

Janethe Fontes

Nosso Café recebe hoje a escritora Janethe Fontes, autora dos livros 'Vítimas do Silêncio; Sentimento Fatal; Doce Perseguição'. 
Seja bem vinda Janethe!


Janethe Fontes é de Guarulhos, casada, mãe, escritora em momentos de inspiração, blogueira nas horas vagas, palestrante quando possível e uma leitora viciada. É uma sagitariana apaixonada pela vida, família e pela natureza. Sua profissão é securitária, trabalha com seguros gerais. É autora dos livros Vítimas do Silêncio, lançado em 2008, Sentimento Fatal, lançado em 2011 e Doce Perseguição, lançado em 2012. Todos os livros abordam temas envolvendo a violência contra a mulher, assunto de alta importância no dia a dia. Janethe faz parte do projeto Lê Guarulhos, um grupo formado por autores guarulhenses que buscam, através de sua união, promover o hábito de leitura na sociedade e divulgar seus trabalhos.  As atividades do projeto consistem em realizações de saraus, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, palestras e participações em feiras de livros. Além dos livros já lançados, a autora pretende lançar seu quarto livro ainda esse ano, O Voo da Fênix.  Além de participações em saraus e outros eventos.

J.M.:  Seus livros abordam temas envolvendo a violência contra a mulher: de onde surgiu o interesse de escrever sobre esses temas?

J.F.: O fato é que a violência, de uma forma geral, é algo que me incômoda... que assusta. Depois de ler várias reportagens sobre a violência contra a mulher, decidi que iria escrever sobre isso, pois é um tema que você não encontra muito na literatura brasileira

J.M.:  "Vítimas do Silêncio” trata da questão do abuso sexual. Na maioria das vezes as mulheres que sofrem o abuso, sentem-se culpadas de forma a idealizarem que contribuíram para provocar tal situação. 
Você acha que essa atitude dificulta o delato do crime e contribui para que várias mulheres sejam violentadas todos os dias?

J.F.:  O problema é que grande parte dos casos acontecem dentro do próprio lar da vítima e por pessoas que ela ama, e ainda numa idade que a vítima não tem amadurecimento psicológico suficiente para entender o que lhe aconteceu, não tem um entendimento apurado da violência sofrida; daí, a criança acaba atribuindo a si mesma uma culpa que não é dela. 
Jamais! Quando a vítima já é pessoa adulta, independentemente da violência ter sido por familiar ou por um estranho, a vergonha é o problema mais comum. Enfim, tudo isso dificulta sim o delato do crime.

J.M.: “Sentimento Fatal” retrata uma relação de amor que há envolvido o ciúme doentio do marido: como podemos visualizar essas características no relacionamento, sendo que o outro está embriagado de amor? 

J.F.: Acho que visualizar isso realmente não é fácil. Nesses casos, geralmente o agressor vai demonstrando aos poucos, sutilmente, a violência, e sempre pede desculpa depois da agressão, arruma desculpa, muitas vezes, culpando a própria vítima pela sua ação. 

J.M.: “Doce Perseguição” traz uma promessa de vingança de uma jovem que viu sua irmã ser violentamente assassinada, mas ama o principal suspeito do assassinato: O que separa justiça de vingança?

J.F.: Para a personagem Graziela, a vingança é uma forma de justiça. Mas, obviamente, a justiça tem de vir por meio de leis mais severas para esse tipo de crime. O feminicídio no Brasil não pode ser mais negado e é preciso cobrar das autoridades que ajam com mais rigor em casos assim.

J.M.: Deixe uma mensagem aos seus leitores.

J.F.: Acho que vou aproveitar a oportunidade para vender meu peixe aos leitores (risos). Posso? 

J.M.: Sempre.

J.F.: Atualmente, eu tenho 3 livros publicados, sendo que meu 4º livro, O voo da Fênix, sai ainda neste ano:
Vítimas do Silêncio, lançado em 2008 pela Editora Universo dos Livros e em 2011 pela Editora Baraúna (2ª edição) e Sentimento Fatal, lançado em 2011 pela editora Dracaena, agora também podem ser encontrados em e-book no site da Amazon, por uma ninharia (!);
Doce Perseguição, lançado em 2012 pela Editora Giostri, pode ser comprado por um preço muito especial em minha lojinha, ou em livrarias físicas e também virtuais de todo o país. Aproveito também para agradecer, do fundo do meu coração, a todos os meus amigos e leitores que me acompanham nesta difícil jornada!


J.M.: Parabéns Janethe  pelos livros! Muito obrigada por sua entrevista ao “Um Café e Um Livro”. Os livros apresentados além de entreter-nos com histórias envolventes, tambéirá atenta-nos para problemas sociais existentes no cotidiano de nossa sociedade.
Muito obrigada a todos que visitam e leem o Blog Divulga Autor.



O próximo livro da autora chama “O Voo da Fênix”. É uma história de luta, força, coragem e superação, como o próprio título do livro deixa a entender. Um romance que vai instigar o leitor.


Link de venda do livro:
Por: J.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitores, espero que tenham gostado do que leram!
Sejam sempre bem vindos!
Fiquem à vontade!

Divulgue seus Livros e Textos!

Nome

E-mail *

Mensagem *