quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pricilla Ferrier

Nosso Café recebe hoje a escritora Pricilla Ferrier, autora do livro 'Acampamento Literário e o Artefato do Tempo 
Os Escritores de Aevum'. 

Seja bem vinda Pricilla!
É uma autora iniciante apaixonada por livros desde que aprendeu a ler. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, ela ainda sonha em transformar a sociedade em que vive. Começou sua pequena ação de mudar o mundo escrevendo sobre mundos distintos onde o sonho e a coragem regem seus personagens, desde o mais singelo, ao mais instigante ser imaginário. Atualmente dedica-se à elaboração da saga OS ESCRITORES DE AEVUM, que para ela é mais que um livro, é quase a mistificação da realidade.



J.M.: Fale um pouco sobre o livro e de como surgiu a ideia.

P.F.: O livro é surpreendente, mas sou suspeita para falar. Quem olha inicialmente julga como sendo mais uma história comum dessas que o mercado literário anseia, mas eu e meus leitores garantimos que não. Apesar de ter todo o encantamento do clichê romântico, a pitada de aventura e principalmente a leveza da escrita, deixa-o engraçado ao mesmo tempo sombrio e misterioso. O primeiro livro da saga Os Escritores de Aevum, então, é uma salada deliciosa. A ideia surgiu, por incrível que pareça numa comunidade de escrita do Orkut, a Só Webs. Frequentada majoritariamente por fakes, a comunidade parecia ganhar vida diante dos meus olhos devido às interações entre os membros então eu pensei “e se a comunidade saísse do virtual e fosse de verdade?” Foi assim que surgiu o Acampamento Literário, lugar onde aspirantes a escritores expõem seus trabalhos com a esperança de um dia realizarem o sonho de seguir essa carreira tão difícil. A maioria dos personagens existentes nos cinco livros da saga foi retirada da Só Webs, apenas alguns são invencionices minhas. Isso faz deles tão humanos! Porque suas personalidades são aquelas com quem eu convivi durante três anos. É um universo irreal, criado com base no real que veio do virtual. Complicado né? Mas para sair do comum, Aevum vem em forma de um misterioso artefato do tempo capaz de mudar a vida de todos ali presentes de uma forma drástica que nenhum jamais imaginou que pudesse acontecer. 

J.M.: Você acha que um Acampamento Literário no Brasil iria incentivar o gosto pela leitura no nosso país?

P.F.: A ideia de Acampamento no nosso país não é muito comum quanto nos Estados Unidos. Minha ideia inicial era fazer a história no sul do Brasil, entretanto minhas cenas com neve me impediram de usar tal cenário e tive que deslocar todos os personagens para Montana. No livro, Acampamento Literário é apenas um nome simbólico, já que os participantes da competição ficam abrigados em um grande instituto e não se expõe às típicas atividades de escoteiro que todos conhecemos.  
A ideia da competição entre os personagens me veio em um período em que muitos membros da comunidade estavam participando de um concurso, que se eu não me engano era do site Eu Amo Escrever, enviando contos na esperança de que eles fossem publicados. 
Eu acho que uma competição de maior porte e organização física iria, com certeza, chamar a atenção de jovens de todo o país. 
Muita gente vivia me dizendo “eu quero ser um campista e encontrar Aevum!”. É uma oportunidade ímpar. Recebemos enxurradas de livros estrangeiros que amamos, mas porque não investir nos jovens escritores nacionais?


J.M.: No livro, os concorrentes do Acampamento literário concorrem entre outros prêmios à publicação de um livro e a realização de um filme baseado no enredo do vencedor. Você acha que a maioria dos autores sonha em ver seu livro se transformando em filme?  E por que esse desejo é tão comum?

P.F.: Claro! Não só os autores como os leitores. Fazemos nosso Dreamcast e por vezes até compartilhamos. Eu confesso que usei muitas pessoas conhecidas para criar as características dos meus personagens. Imaginar o livro se tornando uma série de TV ou um filme faz com que a criação das cenas se torne mais fácil. E assim como nos sentimos emocionadas ao ver um livro nas telonas, imagine só o orgulho de um autor ao imaginar sua obra atingindo milhares de pessoas que às vezes não tem oportunidade de ler! É pegar a sua criação, o seu imaginário e dizer “ele é real agora, seu mundo fantástico é palpável”. 

J.M.: Há algo realmente que seja extremamente complicado ao ponto de se tornar impossível de ser realizado? 

P.F.: Nossos sonhos geralmente são grandes e difíceis de serem realizados. A Nina, minha protagonista, vem pequenininha mostrar que se você persistir talvez consiga agarrar o que deseja, mas que essa corrida não é fácil. O mundo é dos grandes, dos conhecidos, dos badalados. Ninguém se importa com uma desconhecida que, mesmo possuindo incríveis qualidades, não traz um retorno midiático e imediato. Eu aprendi a duras penas que há coisas impossíveis de serem realizadas momentaneamente, mas ainda não me disseram que são impossíveis de serem adquiridas em longo prazo. Aevum, o artefato que mexe no tempo, nos ensina também a sermos paciente, pois atropelar situações geralmente não traz consequências boas. O segredo é trabalhar duro e acreditar naquilo que almeja. Ficar esperando as realizações caírem do céu é história para criancinha. Quem cria e alimenta a esperança somos nós mesmos.

J.M.: Deixe uma mensagem aos seus leitores.

P.F.: Uma vez me disseram que sonhos podem começar pequenininhos, como um grão de areia que se transforma em uma magnífica pérola. Aevum começou assim para mim, arrancando-me da imensidão solitária em que eu me encontrava, perdida em um curso universitário sem plano algum, sentindo-me derrotada mais uma vez. Eu sabia que gostava de escrever desde criança, mas foi ele que revelou a minha verdadeira vocação. E por mais que o mundo tende a me mostrar que é um erro persistir nessa jornada, li uma vez em algum lugar que o impossível é muito mais fácil, porque há menos concorrência lá. É isso que me impulsiona; a vontade de vencer, de desviar dos obstáculos, de me reerguer sempre depois de um terrível tombo. Nina Kendall é parte de mim e parte de você agora, ou Arthur, ou Douglas, Zoey, Lud, Wonka. Todos eles, tão humanos e com seus defeitos nos mostra que é gratificante desafiar a nós mesmos. Eu só tenho a agradecer todas as pessoas que leram Aevum desde o início, que me apoiaram, deram seus palpites, serviram de base para algum personagem mesmo sem saberem e me motivaram a continuar por mais cinco livros. Todas essas pessoas me empurraram para o desfecho dessa história que eu ainda não encontrei porque eu espero você para me ajudar com isso. Então, antes de qualquer coisa, seja bem vindo ao Acampamento Literário, o paraíso da escrita! Duvido que você consiga sair. 


J.M.: Parabéns Pricilla pelo livro! Confesso que fiquei emocionada em diversos momentos desta entrevista. Que foi realmente um bate papo, leve e descontraído. Mas com muito a aprender. Estou lendo o livro e posso garantir pelo que li até agora que o mesmo não deixa a desejar. Diante de tanto talento, reforço a pergunta da autora: recebemos enxurradas de livros estrangeiros que amamos, mas porque não investir nos jovens escritores nacionais? Por quê?


EM BREVE RESENHA NO BLOG!

Muito obrigada a todos que visitam e leem o Blog Divulga Autor.



Nos próximos livros da Saga teremos novos personagens marcantes, sem dúvida. O diferencial de Aevum é o número incrível de pessoas sensacionais que passa por ele. Mas fora isso, o enredo continuará agarrado ao mistério que ronda o artefato. Nina pode ter descoberto Aevum, mas ela não sabe nem um terço do que ele é capaz e nem imagina que seus destinos estão interligados. Ainda virá uma maldição familiar, conflitos amorosos instigantes e perdas irreparáveis. Tudo isso no universo mágico que é o Instituto das Letras, onde ocorre o Acampamento Literário. 



Link de venda do livro:
Por: J.M

2 comentários:

  1. Eu acompanho a saga e a Pricilla, só alguém maravilhosa como ela conseguiria por no papel uma ideia de livro como aevum, torço muito pelo sucesso dela, e garanto q se lerem aevum, nunca mais se esquecerão. É um livro mt foda. Nunca mais conseguirei viver sem Nina HAHA

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho! Pra quem começou lendo Aevum lá no forum da SW e ver esse progresso todo da Pri é maravilhoso. Torço e sempre torcerei para ele e seu sucesso. E eu só tenho uma coisa a dizer: LEIAM! E comprem o livro (tá meio carinho, mas você já pagou mais caro em coisas mais banais). Não consigo ver o Brasil perdendo a oportunidade de conhecer o Acampamento Literário. Vocês precisam conhecer o Fucks, a Mitali (que na verdade sou eu), o Kings, a Zoey, o lago dos Nerds... enfim, uma variedade de coisas. AL é um mundo em que todo mundo precisa entrar e conhecer. NÃO DEIXEM DE LER, porque quem vai estar perdendo é você.
    Ps: Aqui não é a Paula, é a Vitória/Mitali usando a conta dela, porque eu não tenho conta no google. Bjs kkk

    ResponderExcluir

Olá Leitores, espero que tenham gostado do que leram!
Sejam sempre bem vindos!
Fiquem à vontade!

Divulgue seus Livros e Textos!

Nome

E-mail *

Mensagem *