sábado, 30 de agosto de 2014

Renan C. P. Soares

Nosso Café recebe o escritor Renan  Soares , autor do livro 'Dose de Vingança'.

Seja bem vindo Renan !
Renan C. P. Soares nasceu e foi criado em Niterói RJ. É professor de história da rede pública de Petrópolis, formado pela UFF. Casado com Anne Lima, também professora. Sua paixão pela literatura começou cedo, estimulado por seus pais.



J.M.:Quem é Renan Soares?


R.S.: Sou professor. Claro que não é só isso que me define, mas ajuda a definir se você pensar no caráter mais amplo do que é ser professor: um educador, que acredita na construção de uma sociedade melhor e mais justa. Essa minha visão de mundo estará, de uma maneira ou de outra, nas minhas histórias e está em Dose de Vingança.

J.M.: Fale um pouquinho do seu livro “Dose de Vingança”.

R.S.: Dose de Vingança é aquela ideia que ficou por anos matutando na cabeça, até que um estopim disparou a criatividade e o livro nasceu.
A ideia era a seguinte: sou fã de uma banda de countrycore Matanza. Eles tocam músicas com temas clássicos do velho oeste americano, com uma boa dose de violência e comicidade, num ritmo mais rápido e pesado que o country clássico. Sempre imaginei que, apesar das letras não terem ligação uma com as outras, seria uma boa construir uma história que desce início, meio e fim às situações expostas pela banda.
O estopim veio quando fui ao cinema assistir Django Livre de Quentin Tarantino. A estética desse incrível diretor e o enredo povoado por violência cômica foi meu empurrão final para escrever Dose de Vingança. Eles podem nunca ter reparado isso, mas Matanza e Tarantino viraram para mim duas coisas inseparáveis.
A partir daí, consegui fazer um enredo próprio, cheio de referências que os fãs da banda irão vibrar, mas que independente e empolgante por si só, garantido que o fã do faroeste e aquele que não conhece a banda, consigam curtir o livro na mesma intensidade.

J.M.: Houve algum fato na sua infância que o despertou para literatura o motivando a seguir o caminho das letras?

R.S.: Nunca houve uma epifania espetacular que um dia me fez levantar da cama gritando e por o lápis para trabalhar, mas certamente uma série de coisas na minha infância ajudaram a construir o leitor e escritor que sou hoje.
Meu pai e minha mãe sempre incentivavam muito a criatividade de uma maneira geral. Mas se existe um livro que eu posso marcar como o ponto inicial da minha vida definitiva de leitor foi Harry Potter! Não é diferente do que milhões de outras pessoas (e nem precisa ser), mas me orgulho de dizer que li os primeiros três livros, antes do lançamento do filme e de fazer sucesso no Brasil.
J. K. Rowling me despertou para a ficção e para a paixão da literatura.


A partir do momento que um leitor virar para mim e falar algo como "valeu a pena ler seu livro" meu reconhecimento já é total. Quanto mais pessoas assim falarem, maior o reconhecimento.


J.M.:O que o leitor pode esperar ao ler o livro? 

R.S.: Cheiro de pólvora, o chão de madeira grudando pelas bebidas derramadas e sangue espirrando para todos os lados.
É crucial que o leitor de Dose de Vingança capte que os personagens e situações caricatas são propositais, trazendo velhos clichês típicos do velho oeste americano, com exagero cômico e violência "tarantiniana". Mesmo assim, o enredo tem originalidade, com muita ação, comédia, suspense e até sua própria forma de romance.
Espero também que o leitor não deixe de perceber que, por trás dessa grossa crosta de brutalidade, estão expostas questões sociais importantíssimas para aquela época e para hoje também, é claro.
E para o fã de Matanza que pegar este livro, eu não espero nada menos que leia escutando a banda, balançando a cabeça e quebrando sua velha guitarra pela adrenalina e emoção da leitura, acompanhado por uma boa dose de arrependimento, pois era seu único instrumento. 

J.M.: Diante das dificuldades encontradas no mundo literário; o que te faria desistir de continuar a escrever?

R.S.: A morte. Exagerado? Talvez, mas é um fato. Isso porque eu nunca vinculei ou vincularei minha paixão pela escrita ao sucesso mercadológico da obra. No meio artístico só lucra quem não é artista. 
O mercado não é feito para estimular a criatividade e a arte, mas sim para alguns lucrarem. Se você escreve pensando em criar maneiras de se tornar um best seller, você corre o risco de, ou rebaixar sua obra e escrever não aquilo que tem vontade, mas sim o que acha que é vendável, ou simplesmente se frustrar ao ponto de desistir. Nesse meio, o sucesso pouco tem a ver com talento, infelizmente.
Eu escrevo pelo prazer do dinâmico processo criativo, de ver o personagem ganhar vida, solucionar situações sozinho, te enganar, te colocar em situações que você não espera. Escrevo para ver a história ganhar um rumo totalmente inesperado. Como escritor eu sou um criador de vida e a vida é, por si só, linda e empolgante. Escrevo para ver outros se empolgarei com minha escrita. Sou um idealista e sonhador e isso ninguém tirará de mim.


J.M.: Parabéns Renan pelo livro! Muito obrigada por sua entrevista ao “Um Café e Um Livro”. Suas palavras foram sabias quando revelou que: “... Nesse meio, o sucesso pouco tem a ver com talento..."  A verdade é que o sucesso é pessoal, pois cada um de nós tem uma forma particular de realização. E o verdadeiro escritor é aquele que apenas se julga um contador de histórias que as contam pelo simples prazer de contar. Espero que você viva intensamente o prazer de criar e contar uma história. Sucesso e boa sorte com o lançamento do livro!

Obrigada a todos que visitam o Blog Divulga Autor. Confiram o livro 'Dose de Vingança nos links abaixo!






Toda iniciativa de incentivo à literatura nacional, independente ou semi independente deve ser valorizada e o papel que cumpre o Divulga Autor é crucial. Quero agradecer desde já a oportunidade de falar para vocês e transmitir um pouquinho dos meus pensamentos. Adoro fazer isso e espero que vocês curtam também.






O livro será lançado pela Editora Multifoco.







Página de Dose de Vingança: 


Blog de Dose de Vingança: 


Dose de Vingança no skoob: 


Página do autor Renan C. P. Soares: 



Entrevista cedida a: Jéssica Morgan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitores, espero que tenham gostado do que leram!
Sejam sempre bem vindos!
Fiquem à vontade!

Divulgue seus Livros e Textos!

Nome

E-mail *

Mensagem *