sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

São muitos os desafios, mas continue!



Escrever um livro ciente de que a maioria das pessoas nem gostam de ler, já é um grande desafio. Insistir nele e batalhar para divulgar e continuar acreditando que um dia conseguirá realizar o seu objetivo, é outro desafio. Ignorar pessoas negativas, presas à realidade ou persistentes na função de tentar te parar, também é. 

Não conheço a história de quem venceu na vida, mas de uma coisa eu sei: elas só conseguiram algo porque não desistiram. Não sei quantas noites passaram acordadas, quanto tiveram que gastar, por quantos “amigos” ou conhecidos foram deixados de lado por serem vistos como loucos, muito menos imagino o que as motivou para tão somente não deixarem de sonhar. Só sei que a vida em si não é fácil para a maioria de nós, mas creio que ficar preso às circunstâncias não é bom pra ninguém – especialmente se estas não forem favoráveis. 

Pelo menos eu, jamais irei permitir que a minha existência seja baseada simplesmente no que eu vejo ou no que faz sentido. Quero imaginar que todo o meu esforço não será em vão, que um dia irei colher o que estou plantando e que sou vitoriosa pelo simples fato de estar tentando – algo que alguns nem fazem. 

Não quero me importar com quem tenta me mostrar que o que busco é impossível. Quero é ouvir quem de alguma forma viaja comigo. Ou pelo menos não insiste em me impedir de “viajar”. 

Tenho os pés no chão, mas não necessariamente os olhos fitos na minha atual situação. 

Agora, sou apenas uma escritora desconhecida, mas um dia tudo pode mudar. 


O meu desejo é que você, novo leitor, não fique achando que tudo será fácil e que um simples texto a fim de motivar poderá mudar radicalmente a sua vida. Mas também não precisa achar que tudo o que vem para nos incentivar não tem nenhuma utilidade. Pelo menos eu, prefiro viver um dia de cada vez, e de forma taxativa e literal. Logo, o que virá amanhã, eu não sei. Só sei que pelo menos por hoje eu estou tentando, e que só por hoje preciso dar créditos ao que tanto almejo, e que também só por hoje eu não vou deixar absolutamente ninguém dizer que não vale a pena ao menos continuar.


Que você continue, e que amanhã pense em novos meios para continuar. E jamais desista do que você quer só por causa do que falta. 


Bom final de semana :)

2 comentários:

  1. Escreves muito bem Ana. Já deverias estar no rol das Escritoras renomadas.
    Só há uma ressalva, se me permitires. Está faltando a ti, um pouquinho ainda de interpretação. Enquanto eu for vivo, nesta reencarnação, tentarei ser um escritor. De nada adianta eu ter esta certeza. Escritores não são seus próprios leitores.
    O que tentei abordar é que tens uma coluna poderosa neste Blog, que poderia hastear um bandeira em favor dos novos autores brasileiros. Além de somente palavras de incentivo, procedimentos práticos que possam contribuir nesta árdua jornada. Como eu sou um autor pobre, além de escrever, eu diagramei o meu livro, estudei o meu "português ruim" para revisá-lo, criei um Blog, um Book Trailer e concluí no dia de ontem, a confecção de marcadores que acompanharão o envio de Gênio de Rua - Um Filme de Letras à pessoas que serão eleitas para recebê-lo.
    Eu gostaria de ter um Blog com a potência que tens e um espaço para escrever crônicas não só de incentivo, mas comentários pertinentes à realidade do mercado editorial brasileiro.
    Não invalido a tua coluna, tanto é que postei comentários em quase todas. Só acho que além do incentivo, palavras práticas também deveriam ser ventiladas. Precisamos fazer algo, e não apenas criar uma esperança interna.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elton!
    Agradeço a você pela participação aqui no blog e pelos comentários em todos os posts. Sinto-me lisonjeada pelas críticas construtivas que venho recebendo de você. Compreendi perfeitamente cada objeção e sugestão, e como iniciei há pouco tempo aqui e também como escritora, certamente ainda tenho muito para aprender, e com o tempo, humildade e principalmente determinação, acho que consigo adquirir maturidade para criar textos mais elaborados e abrangentes, mas sem perder o foco da motivação. Ainda não tenho a percepção que você gostaria de ver aqui, mas se desejar, pode me enviar sugestões. Tendo a oportunidade eu as analiso, e julgando inerente ao que é proposto pelo blog, eu compartilho com os demais colegas. Toda ajuda é sempre bem-vinda!
    Ressalto que incentivar é realmente a minha intenção. Acreditar é o que sei fazer de melhor - talvez seja até a minha especialidade, inclusive quando tudo parece contrário. Não sei a sua crença, mas embora não tenha religião, creio num Deus vivo, onipotente, onipresente e infinitamente poderoso para realizar qualquer sonho - naturalmente dependendo de cada um de nós fazer o possível. O impossível eu costumo entregar nas mãos Dele, e confiar, e descansar, e viver um dia de cada vez, como já citei. Assim como você, também fiz basicamente sozinha tudo o que diz respeito aos meus livros. E sequer vendi algo que pelo menos me desse a entender que tudo dará certo. Mas continuo crendo assim mesmo, pois não é porque o mundo está como está, por exemplo, que deixo de almejar dias melhores para mim, para os meus amigos, futuros filhos... Como mencionei, a realidade é dura, a minha foi assim, e de forma taxativa, por isso prefiro não olhar para ela. E certamente esta é a razão de eu estar aqui hoje. Lancei 2 livros que não foram um sucesso (ainda), mas sou privilegiada por ter simplesmente sido alguém que não desistiu mesmo tendo substanciais motivos para tal.
    E ratifico: entendo o que você expôs sobre tudo o que escrevi, apenas temos opiniões diferentes. O que acho ótimo, pois ninguém sequer cresce como ser humano convivendo e lidando apenas com os “iguais”.
    Enfim, obrigada , mais uma vez!

    ResponderExcluir

Olá Leitores, espero que tenham gostado do que leram!
Sejam sempre bem vindos!
Fiquem à vontade!

Divulgue seus Livros e Textos!

Nome

E-mail *

Mensagem *